Tags

, , , , , , , , ,

alentejo_paisagem

A região portuguesa para onde viajam menos turistas estrangeiros é o Alentejo. São apenas 30% contra 70% no Algarve e Lisboa ou 80% na Madeira.

No entanto, esta região tem muito para oferecer quer a nível paisagístico e cultural quer a nível gastronómico e vinícola.

As planícies a perder de vista começam a desenrolar-se junto ao Tejo. A amplitude da paisagem é entrecortada por sobreiros ou oliveiras que resistem ao tempo. Há castelos e muralhas como Marvão ou Monsaraz e vestígios romanos como o templo de Diana em Évora, cidade classificada Património Mundial pela Unesco. Há também belas igrejas como a Sé de Évora, S. Francisco com a célebre Capela dos Ossos, a Igreja de Nossa Senhora da Assunção (Elvas), Santo Amaro e Misericórdia em Beja.

As fantásticas praias da Comporta, Porto Covo, Vila Nova de Milfontes, Zambujeira do Mar e, em geral, todo o litoral alentejano, fazem desta região um local privilegiado para descansar e fazer desportos aquáticos.

É também no Alentejo que existe a primeira reserva certificada Starlight Tourism Destination atribuída pela Unesco e pela Organização Mundial do Turismo que atesta as características únicas do céu nocturno. A Reserva Dark Sky Alqueva integra os Municípios de Moura, Portel, Reguengos de Monsaraz, Alandroal, Mourão e Barrancos.

O Alentejo foi recentemente considerado como a melhor região de enoturismo do mundo e Monsaraz é a Cidade Europeia do Vinho 2015. Os vinhos alentejanos são cada vez mais reconhecidos internacionalmente pela sua qualidade e existem várias herdades que pode visitar, como o Esporão. Gastronomicamente, o Alentejo é uma das regiões mais ricas de Portugal com pratos típicos como as migas, o gaspacho, o ensopado de borrego, a carne de porco à alentejana, a sopa de beldroegas, os pézinhos de coentrada e a sopa de cação. Na área de costa, pode ainda apreciar excelentes mariscos e peixe fresco.

Os doces alentejanos são também sobejamente conhecidos como a sericaia, o bolo de requeijão, as fatias reais, oa almendrados, a encharcada, a sopa dourada de Santa Clara, entre outros.

É por tudo isto e muito mais que o Alentejo merece a sua visita! Marque já um tour pela região alentejana com a Specialimo!

mapa_alentejo4

 

Anúncios