Tags

, , , ,

templo_diana

Évora situa-se no centro do Alentejo, de seu nome original Ébora, era uma cidade defendida por um forte castelo e cercada por sólidas muralhas quando o exército do rei D. Afonso Henriques comandado por Geraldo “Sem Pavor” a conquistou aos Mouros em 1165.

O seu centro histórico bem-preservado é um dos mais ricos em monumentos de Portugal e foi declarado Património Mundial pela UNESCO em 1986 que é, por si só, um dos melhores motivos para visitar esta maravilhosa cidade alentejana.

Dos principais monumentos destacamos o Templo Romano de Diana, a Sé, a Igreja de São Francisco, a Capela dos Ossos e a Praça do Giraldo.

O majestoso Templo de Diana, construído no século I d.C na praça principal de Évora é um monumento que representa de modo ímpar os vestígios da civilização romana em Portugal. É composto por uma base de granito, colunas de mármore branco e está situado no ponto mais alto da cidade.

As cerca de 20 igrejas e mosteiros da cidade denotam a sua importância histórica e religiosa. Local bem central e imperdível é a famosa Praça do Giraldo, com arcadas em estilo árabe e uma fonte datada de 1571, local de encontro de todas as gerações, de animação e espectáculos especiais. Por travessas, pátios e ruelas nesta praça encontramos saída para oito ruas que nos levam a todos os pontos da cidade.

Évora possui uma excelente oferta de artesanato, hotelaria e restauração, podendo-se degustar verdadeiras delícias típicas alentejanas, numa cidade que tradição, conjuga paz de espírito, história e animação como poucas.

Anúncios