Tags

, , , ,

Joana_Vasconcelos

A Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro e o Comité Rio450, responsável pelas comemorações dos 450 anos dessa cidade brasileira, convidaram a artista portuguesa Joana Vasconcelos para idealizar e desenvolver uma obra para ser incluída nas celebrações e, esta semana, foi apresentada a peça Pop Galo.

O Pop Galo é um galo de Barcelos com 7 metros de altura feito em azulejo e leds que serão ligados durante a noite. A peça, a ser exposta ao ar livre na Praia do Leme em Copacabana, com inauguração a 10 de Junho de 2015 e ficará patente, pelo menos, até ao final do ano.

Na apresentação do projeto, Joana Vasconcelos explicou que: “É um Galo de Barcelos de sete metros de altura, revestido a azulejos e milhares de leds coloridos de grande escala e que à noite transformam este galo mais tradicional durante o dia, mais português, para um galo que vai sambar à noite, mais ao estilo brasileiro. Julgo que esta peça consegue fazer a ponte entre a tradição e o futuro, entre os portugueses e os brasileiros e fala de alguma maneira da nossa história e da nossa cultura”.

Esta é mais uma peça icónica da artista plástica portuguesa que foi a primeira mulher e a mais jovem artista contemporânea a expor em Versalhes, exposição essa que teve o maior número de visitantes dos últimos cinquenta anos e é, ainda, detentora da exposição individual temporária mais vista de sempre em Portugal, no Palácio Nacional da Ajuda.

Anúncios