Tags

, , , ,

vinhostop

Todos os anos, desde 1988, a Wine Spectator lança a sua lista Top 100, onde os editores selecionam os vinhos mais emocionantes dos milhares que são analisados durante o curso do ano.

A seleção dá prioridade à qualidade (com base numa pontuação), valor (com base no preço) e disponibilidade (com base no volume fabricado ou importado). Estes critérios foram aplicados para determinar o Top 100 entre os mais de 5.400 vinhos classificados como excelentes (90 pontos ou mais na escala de 100 pontos da Wine Spectator) em 2014.

O vinho Prats & Symington Douro Chryseia 2011 e o Quinta Do Vale Meão Douro 2011 ficaram em 3º e 4º lugar na lista da famosa revista norte-americana mas o destaque é para o Dow’s Porto Vintage 2011 ao qual foi atribuído o 1º lugar do top.

Em 2011, o Porto obteve níveis de qualidade muito elevados, com alguns viticultores a declará-lo como o melhor vintage dos últimos 50 anos. Vinte e cinco Portos Vintage de 2011 conseguiram obter 95 pontos ou mais na escala de 100 pontos da Wine Spectator mas a maior pontuação foi para o Dow´s. Este vinho é um monumento à qualidade e modernização do Douro.

O projeto Chryseia começou em 1998, quando a família Symington realizou uma parceria com o ex-proprietário do Château Cos-d’Estournel, Bruno Prats para produzir vinhos de mesa do Douro de alta qualidade. O 2011 Chryseia é a versão com melhor pontuação, equilibrando elegância e poder. Este vinho é uma mistura de duas variedades indígenas, Touriga Nacional e Touriga Franca, provenientes das vinhas da Quinta de Roriz e Quinta da Perdiz, e é envelhecido em barricas novas de carvalho francês.

A Quinta Do Vale Meão está localizada na região do Douro superior e o Douro 2011 é uma mistura de Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Barroca e Tinta Roriz. O enólogo Francisco Olazabal é o responsável por este vinho em que são aplicadas duas técnicas de vinificação, a tradicional e a moderna sendo o vinho envelhecido em barricas de carvalho francês.

Poderá consultar a lista completa dos vinhos do Top 100 em http://2014.top100.winespectator.com/

Anúncios