Tags

, , ,

1024px-Café_A_Brasileira_e_envolventes_8540

A Brasileira do Chiado é um café emblemático da cidade de Lisboa, fundado em 19 de Novembro de 1905 junto ao Largo do Chiado.

Situado na Rua Garrett, n.º 120-122, o seu interior é considerado Art Deco e é feito em madeira, espelhos e mármore. Possui duas salas sendo uma delas na cave e uma esplanada aberta até tarde onde se pode aproveitar para fazer um lanche ao fim da tarde ou um belo pequeno-almoço nos dias menos frios.

Hoje em dia, o café já não chega exclusivamente do Brasil mas inicialmente este era um dos grandes atrativos do espaço assim como a venda de goiabada e outros produtos brasileiros que não se encontravam com facilidade no país.

A Brasileira do Chiado teve muita importância na vida cultural do país, incluindo na sua decoração telas de Almada Negreiros, Eduardo Viana e Stuart Carvalhais e por ser local de encontro e tertúlias de intelectuais, escritores e artistas de renome como Fernando Pessoa. A assiduidade de Fernando Pessoa motivou a inauguração, nos anos 80, da estátua em bronze da autoria de Lagoa Henriques, que representa o escritor sentado à mesa na esplanada do café.

Nenhuma visita a Lisboa está completa sem parar na Brasileira e tirar uma fotografia com a estátua do Fernando Pessoa.

???????????????????

Anúncios