Tags

, ,

Cafe_Majestic

O Majestic acompanha toda a história recente do Porto, dos anos das tertúlias políticas e do debate de ideias passando pela “Bélle Époque” até aos nossos dias.

Inaugurado a 17 de Dezembro de 1921, com o nome de “Elite” e situado no n.º 112 da Rua de Santa Catarina, um dos locais mais centrais da cidade do Porto, cedo este café se tornou um local de encontro dos mais famosos habitantes da cidade.

Dado que cultura e glamour parisiense eram a referências nos anos 20 e de forma a atrair mais clientes, muda para um novo nome – Majestic – um ano após a sua abertura.

Já como Majestic recebeu clientes importantes ao longo dos seus mais de 90 anos. Passaram pelo estabelecimento figuras como o aviador Gago Coutinho, Beatriz Costa, José Régio, Teixeira de Pascoaes, os presidentes Mário Soares, Jorge Sampaio, Jacques Chirac e Cavaco Silva e nomes conhecidos da literatura moderna como J.K. Rowling.

Obra da autoria do arquiteto João Queiróz, permanece ainda hoje como um dos mais belos e representativos exemplares de Arte Nova na cidade do Porto.

A imponente fachada em mármore com três elegantes portadas e adornada com várias formas dá lugar ao interior todo ele, uma referência Art Nouveau. Nas traseiras podemos apreciar o jardim de Inverno, onde existe atualmente a esplanada, que liga a rua de Santa Catarina à rua de Passos Manuel.

A partir da década de 1960, a transformação do ritmo de vida provocou o declínio destes estabelecimentos e o Majestic não foi excepção.

Em 24 de Janeiro de 1983, dada a sua beleza e significado para o Porto, foi classificado Imóvel de Interesse Público e “património cultural” da cidade. Esta situação possibilitou que se iniciasse um longo processo de recuperação que culminou na reabertura do café em Julho de 1994 com todo o seu antigo esplendor numa atmosfera de luxo, requinte e bem-estar.

Na cave foi criada uma galeria de arte destinada a pequenas conferências ou exposições.

Desde então tem recebido inúmeros prémios e distinções como a “Medalha de Prata de Mérito Turístico”, a “Medalha Municipal Mérito – Grau Ouro” e o certificado de Excelência da TripAdvisor . Foi ainda considerado como o sexto café mais bonito do mundo pelo site Ucityguides.com.

http://www.cafemajestic.com/

salao_majestic

Anúncios