Tags

, ,

Fotografia de Arlindo Camacho

O recém-renovado Mercado da Ribeira, situado junto ao Cais do Sodré em Lisboa, é já classificado como um dos principais destinos para saborear um petisco ou refeição.

O atual edifício data de 1882 mas tem sofrido as mais diversas alterações estando as mais recentes a cargo da revista Time Out Lisboa que é responsável pela reabilitação do espaço no valor de 5 milhões de euros. O Mercado Time Out tem capacidade para 750 pessoas sentadas no interior mais 250 na área exterior.

O conceito é transpor o conteúdo revista para a vida do dia-a-dia, disse João Cepeda, editor-chefe da Time Out Lisboa e diretor-geral do Mercado: “No Mercado Time-Out pode provar a comida dos restaurantes com as melhores críticas, ouvir música de bandas que consideramos que serão os próximos grandes nomes da indústria ou comprar itens dos melhores designers.” Este espaço será, assim, uma grande montra do que se faz na cidade de Lisboa e em Portugal.

A nível de restauração existem três esplanadas – Trincas (do The Decadente), Aloma, Azul – e na zona do interior, há uma área dedicada aos chefs – Alexandre Silva, Miguel Castro e Silva, Henrique Sá Pessoa, Marlene Vieira e Vítor Claro – onde se pode comer por uma média entre os 8 e os 15 euros. Existem também outras propostas como o Prego da Peixaria (do Sea Mea), o Asian Lab, com comida asiática, as pizzas em tabuleiro do Pizza a Pezzi, a Confraria (sushi de fusão), os hambúrgueres Honorato, os restaurantes Cozinha da Felicidade (de Susana Felicidade), Monte Mar (peixes e mariscos), Café de São Bento (com os seus famosos bifes), o Sea Me (peixe e sushi) e ainda o Tartar-ia, novo projeto com tártaros “de assinatura” de Dieter Koschina, o chefe do algarvio Vila Joya (duas estrelas Michelin, 22º lugar na lista dos melhores do mundo). Na área dos doces/sobremesas temos a presença dos gelados Santini e a Nós é Mais Bolos que consegue a proeza de juntar O melhor Pão de Ló do Universo com O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo.

A nível de estabelecimentos de bebidas, há a Garrafeira Nacional, com uma seleção de alta qualidade e a possibilidade de provas de vinhos nacionais, os vinhos de João Portugal Ramos e do Esporão, os cocktails do Cinco e Meio, Casa da Ginja, Bar da Odete, Frutológica Compal, Super Bock e Café Delta.

Existem também outras lojas seleccionadas: Folha do Cais, O Meu Amor é Verde, Conserveira de Lisboa, Arcádia e Manteigaria Silva, com os seus excelentes queijos e presuntos, que podem ser provados ali mesmo ou comprados para levar para casa.

Por tudo isto, o Mercado da Ribeira merece uma visita.

Anúncios