Tags

, ,

Ponte_D._Luis_-_Porto

A European Best Destinations efectuou uma lista com as 15 pontes europeias mais bonitas e 3 delas são no nosso país.

As pontes portuguesas referidas são no Porto e em Lisboa: ponte D. Luis I, ponte 25 de Abril e a ponte Vasco da Gama.

A ponte D. Luis I é verdadeiramente o emblema da cidade do Porto e é recomendado um passeio de barco ou uma visita a pé para apreciar esta obra de engenharia. Se optar pelo tabuleiro superior terá uma vista fantástica da cidade e se optar pelo tabuleiro inferior poderá ir até Vila Nova de Gaia e fazer uma visita às caves do Vinho do porto.

Desenhada pelo engenheiro Teófilo Seyrig, um discípulo de Gustav Eiffel que fez a Torre Eiffel, foi inaugurada em 1886 e possui dois tabuleiros em ferro. A ponte tem 395 mnetros de comprimento e 8 metros de largura e o eu arco é considerado o mais arco de ferro forjado do Mundo. Hoje em dia, o tabuleiro superior é usado pelo Metro do Porto fazendo a ligação do Porto ao Jardim do Morro e à Avenida da República em Gaia.

A ponte 25 de Abril é uma ponte suspensa que liga Lisboa, a capital de Portugal, a Almada na margem esquerda do rio Tejo. Foi inaugurada a 6 de Agosto de 1966 e a passagem ferroviária foi adicionada em 1999.

Devido às suas parecenças e cor, a ponte 25 de Abril é muita vezes comparada à Golden Gate de São Francisco nos Estados Unidos. A ponte tem 2277 metros de comprimento e é a 23ª maior ponte suspensa do mundo. Até 1974, a ponte possuía o nome de Salazar mas após a revolução dos cravos, a designação foi alterada para comemorar o fim da ditadura.

A Vasco da Gama é ponte de tirantes é ladeada por viadutos que atravessa o rio Tejo, do Parque das Nações em Lisboa até ao Montijo. É a ponte mais longa da Europa com um comprimento de 17,2 km sendo que a sua construção foi realizada com o propósito de aliviar o congestionamento de tráfego existente na outra ponte lisboeta, a 25 de Abril.

A construção começou em Fevereiro de 1995 e foi aberta ao público a 29 de Março de 1998 para a Expo98, a exposição mundial que celebrou os 500 anos da descoberta por Vasco da Gama do caminho marítimo para a India.

Poderá ver as restantes pontes mencionadas na lista em
http://www.europeanbestdestinations.org/top/most-beautiful-bridges-in-europe/
Vasco da Gama Bridge

Ponte_25_de_Abril_20050728

Anúncios